Publicado em: segunda-feira, 18/06/2012

Hugo Chávez está na frente em pesquisa de intenção de voto

Uma pesquisa sobre intenção de votos foi feita na Venezuela a menos de quinze dias para o começo da campanha eleitoral para a presidência do país. De acordo com o resultado da pesquisa, o atual presidente, Hugo Chávez, lidera a disputa com 57,8% dos votos.

Em segundo lugar vem o principal rival de Chávez, Henrique Caprilles, com 29,7% das intenções de voto. O diretor da agência Consultores 30.11, Germán Campos, disse que Capriles não tem tido sucesso para mostrar sua força eleitoral como fez anteriormente. A agência Consultores 30.11 foi a responsável pela pesquisa, feita de 12 a 14 de junho, entrevistando 3.850 pessoas.

Pesquisa

De acordo com o diretor da agência, o levantamento foi feito após a formalização dos partidos e seus candidatos: Hugo Chávez pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), e Henrique Capriles pela Mesa da Unidade Democrática (MUD). As candidaturas foram formalizadas no Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O resultado da pesquisa aponta que 68,3% dos eleitores consideram excelente, boa ou regular o governo de Chávez. Por outro lado, 47,2% afirmam que gostariam de um modelo socialista no país. Hugo Chávez está buscando a reeleição para um possível terceiro mandato. As eleições presidenciais na Venezuela acontecem no dia 7 de outubro.