Publicado em: quarta-feira, 23/05/2012

Hugo Chávez aparece na TV 11 dias depois de voltar de Cuba

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não fazia aparições há 11 dias, desde que voltou de Havana, em Cuba, onde estava fazendo um tratamento contra um câncer. Nesta terça-feira (22), Hugo Chávez retomou suas atividades e estava a frente da reunião semanal do conselho de ministros. Esta reunião foi transmitida ao vivo.

O presidente venezuelano estava vestido de azul e fazia brincadeiras. Na ocasião, ele aproveitou para afirmar que irá inscrever a sua candidatura para a presidência do país em junho, data esta que está dentro do prazo estabelecido pelo Conselho Nacional Eleitoral. As eleições venezuelanas irão acontecer em outubro, e Hugo Chávez irá disputar cargo com Henrique Capriles.

Saúde

Hugo Chávez, militar aposentado que está comandando a Venezuela há mais de 10 anos, mostrou todos os avanços feitos no interior do país que governa. Os avanços são referentes a projetos de indústria, que foram assinados com vários países aliados da Venezuela, entre eles Irã, Belarus e Argentina.

O presidente, de 57 anos, foi submetido por três operações nas quais retirou dois tumores malignos, que estavam localizados na região pélvica. Mas não se sabe muito sobre a doença do mandatário, já que sua saúde é um “segredo de Estado”. Uma fonte afirmou para a agência Reuters que Chávez de dores na perna.