Publicado em: terça-feira, 02/08/2011

Hugo Chávez aparece careca depois de passar pelas primeiras sessões de quimioterapia

Duas semanas após a primeira semana de quimioterapia, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu em público nessa segunda-feira (01) com a cabeça raspada. A queda de cabelos é uma consequência do tratamento contra o câncer, o que leva pacientes a raspar totalmente a cabeça. Antes de ter decidido apostar no novo visual, Chávez contou que percebeu ter caído uma mecha do seu cabelo durante a noite do dia anterior.

Mesmo com a mudança necessária em decorrência das consequências da sua doença, Chávez mantém o bom humor e faz piadas com a nova aparência. Ao ver uma foto sua de criança, o presidente brincou que está “rejuvenescendo”. Na sequência, Chávez afirmou que “agora estamos vendo os efeitos do tratamento… a quimioterapia é um tratamento que ataca de forma genérica todo o corpo e o fato da queda de cabelo é normal. É o meu new look. How are you?”

Quando fala sobre sua doença, Chávez sempre passa a imagem positiva de que está se recuperando. Dessa vez, o presidente informou que o último diagnóstico não apresentou nenhuma célula cancerígena, que é a situação quando o câncer pode se desenvolver em uma metástase.

O presidente venezuelano foi diagnosticado no mês de junho enquanto estava visitando a ilha de Cuba. Antes de retornar à Venezuela, Chávez deu início ao tratamento no país companheiro e passou por um procedimento cirúrgico. Conforme as notícias sobre a sua condição de saúde foram sendo divulgadas, Chávez se viu obrigado a fazer um pronunciamento oficial pela TV estatal explicando o que estava acontecendo.