Publicado em: terça-feira, 26/07/2011

Hugo Chávez afirma que vai concorrer às eleições de 2012 na Venezuela

Presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou em entrevista concedida ao jornal estatal “Correo del Orinoco” que pretende lançar candidatura para as eleições de 2012 e que sua intenção é continuar no poder do país até 2031. Caso essa meta seja atingida, Chávez completaria 30 anos no poder da Venezuela. Por estar passando por tratamento médico para curar um câncer, dúvidas foram levantadas quanto a sua capacidade de liderar o governo no ano que vem.

De acordo com o texto publicado no jornal, que circulou nesse domingo (24), Chávez afirma que “tenho razões médicas, razões científicas, razões humanas, razões de amor e razões políticas para continuar à frente do governo e manter a candidatura com mais força que antes. Estou resolvido a chegar até 2031.” Segundo o jornal, Chávez tem esse plano desde quando assumiu a presidência em 1999 e pensa em incluir uma década de ouro no seu governo, que seria de 2020 a 2030.

No dia anterior à concessão da entrevista, no sábado (23), Chávez retornou à Venezuela após passar pela primeira fase da quimioterapia necessária para fazer o tratamento contra o câncer. O presidente voltou à ilha após uma semana no seu país, pois antes também estava lá para resolver questões sobre a doença que foi diagnosticada.

Antes da quimioterapia, Chávez passou por uma cirurgia para remover o tumor encontrado. Depois desse momento, Chávez contou que seu tumor tinha o tamanho de uma bola de beisebol, mas sempre demonstra alegria e bom humor quando faz referência ao fato de estar doente.