Publicado em: quarta-feira, 09/05/2012

Howard Carter – Saiba mais sobre a vida do arqueólogo

Em seu 138° aniversário, o arqueólogo e egiptólogo, Howard Carter é o homenageado da vez na página do Google, nesta quarta-feira (9).

Ele nasceu em Kensington, na cidade de Londres e ficou famoso no mundo todo depois de ter descoberto a tumba do faraó do Egito, Tutankhamon, localizada no Vale dos Reis.

Devido às descobertas de Carter, o logotipo do site hoje é formado por monumentos ligados à arqueologia egípcia, em um cenário ao estilo de um museu. O arqueólogo foi um dos assistentes de Flinders Petrie, também arqueólogo e um dos mais respeitados na Inglaterra.

Carter foi um grande conhecer de dialetos árabes e ocupou o cargo de inspetor-chefe dos monumentos localizados no Alto Egito e também na Núbia aos 27 anos. Tempo depois acabou sendo transferido como inspetor do Baixo e Médio Egito, onde fez suas importantes descobertas, como a tumba de Amen-hotep II e de Tutmés IV. Ele também limpou e restaurou muitas outras tumbas.

Faleceu em 2 de março de 1939, aos 55 anos de idade e está enterrado em Putney Vale Cemitério e Crematório, em sua cidade natal.