Publicado em: quarta-feira, 09/05/2012

Howard Carter recebe homenagem

Howard Carter homenagem

O arqueólogo e egiptólogo Howard Carter, de origem britânica, é o homenageado da vez pelo Google. Ele ganhou um doodle na página inicial desse famoso buscador já que estaria completando mais um aniversário neste dia 9 de maio, caso estivesse vivo.

Howard Carter, que nasceu em Kensington, na Inglaterra, e morreu em Londres no dia 2 de março de 1939, ganhou destaque em todo o mundo por ter descoberto a tumba do Tutancâmon, um faraó do antigo Egito que morreu ainda na adolescência. A descoberta aconteceu no Vale dos Reis.

Carter, que foi assistente de Flinders Petrie, um dos arqueólogos britânicos mais importantes de toda a história, Howard Carter também foi responsável pela descoberta de outras tumbas como a de Tutmés IV e Amen-hotep III.

Vida de Howard Carter

Apesar de ter ficado conhecido nessa profissão, Howard Carter não teve educação formal e entrou no mundo das artes com a ajuda de seu pai, pintor. Porém, ele abandonou o ofício do pai, que era pintar retratos de famílias, assim que teve a oportunidade de ir para o Egito. Na época, Carter tinha apenas 17 anos de idade e foi trabalhar no Egyptian Exploration Fund, onde ele era responsável por fazer cópias de inscrições, desenhos e outros documentos para os pesquisadores. No ano seguinte, Carter se juntou a Petrie.

Doodles

Os doodles são uma forma que o Google, o buscador mais acessado por internautas do mundo todo, encontrou para homenagear pessoas que foram importantes para a história mundial ou fatos que marcaram a população de um ou mais países.

Um dos doodles mais comentados pelos usuários da internet no mundo inteiro foi o que homenageou a data de criação do game Pac Man. Na ocasião, o usuário que acessasse a página do buscador poderia jogar o game que estava disponível na tradicional logo do Google.

No doodle que homenageia Howard Center, o usuário poderá conferir no lugar da tradicional logotipo do site, uma figura onde o arqueólogo está admirando uma tumba de um faraó, que está cercada por diversos outros objetos egípcios.