sábado, abril 20, 2024
HomeSaúdeHospital paulista recebe autorização para implantar o primeiro coração artificial feito no...

Hospital paulista recebe autorização para implantar o primeiro coração artificial feito no país

Hospital paulista recebe autorização para implantar o primeiro coração artificial feito no paísO Brasil deve implantar o primeiro coração artificial produzido totalmente no país, sem auxilio de tecnologia externa. O transplante foi autorizado para acontecer no hospital estadual Dante Pazzanese, em São Paulo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a autorização foi recebida agora e esse será o primeiro transplante nessas condições feito no país. As primeiras cirurgias serão realizadas em um total de cinco pacientes, os quais receberão o coração artificial junto ao órgão natural. Esse tipo de transplante é indicado, segundo os médicos para os casos em que os medicamentos não possuem efeitos para os doentes e não fazem mais o controle dos líquidos que circulam no corpo humano.

O objetivo, segundo Jarbas Dinkhuysen, é melhorar a saúde dos pacientes que já estão na fila há muito tempo esperando um doador que seja compatível. Dinkhuysen é o chefe do setor de transplantes do hospital onde ocorrerão os transplantes e um dos principais pesquisadores desta fase do projeto. Os pacientes ficarão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) durante duas semanas após a cirurgia e depois serão transferidos para a Unidade Semi-Intensiva até que continue com o coração artificial acoplado.

Prazo de atividade do coração artificial é de 30 dias

O auxílio do coração artificial será de 30 dias. Depois disso já há possibilidade de o coração natural apresentar sinais de melhorar para o paciente. O coração artificial, no entanto, tem algumas limitações. Ele não pode ser utilizado por pessoas com mais de 65 anos e com menos de 40 quilos. O paciente também não pode ter sofrido de embolia pulmonar em menos de um mês, ter relato de reanimação cardiopulmonar nas últimas 24 horas, entubação prolongada, sequela neurológica, insuficiência renal, disfunção hepática, algum tipo de infecção ou distúrbios hemorrágicos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias