Publicado em: quinta-feira, 29/12/2011

Hospital do RJ recebe aparelho para atendimento a obesos

O Hospital Estadual Carlos Chagas, localizado em Marechal Hermes, recebeu nesta terça-feira (27) o primeiro tomógrafo do país que poderá realizar o atendimento de pessoa com até 320. O hospital é referenciando tratamento dos casos de obesidade mórbida e da parte do Programa de Cirurgia Bariátrica. O equipamento é analisado para exames em pacientes indicados para a cirurgia de redução do estomago.

“Antes, pacientes com obesidade faziam a tomografia em aparelhos veterinários. Buscamos parcerias com hospitais particulares para oferecer esses exames aos nossos pacientes. Decidimos instalar o tomógrafo no Carlos Chagas, porque possui o maior projeto de cirurgia bariátrica do Brasil. E a nossa meta é ampliar esse programa, levando a operação para pessoas do interior. O estudo será feito no primeiro semestre do ano que vem”, disse o secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes.

O aparelho que custa R$ 1,50 milhão permite que sejam realizadas tomografias digitais em apenas 14 mil segundos, sendo que poderão ser feitos dois mil exames a cada mês. Além disso, o equipamento poderá ser utilizado para outros tipos de exame, como exames cardíacos.

O Programa de Cirurgia Bariátrica deve realizar 300 cirurgias de redução de estômago de forma gratuito em 2012. Ele é o primeiro hospital do estado a oferecer cirurgias por videolaparoscospia, o que diminuir o numero de complicações após a operação. A capacidade de atendimento é de 20 cirurgias por mês, sendo que o hospital ainda dispõe de leitos especiais no Centro de Terapia intensiva (CTI) para este tipo de atendimento.