sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilHorário de Verão será encerrado a meia noite de hoje

Horário de Verão será encerrado a meia noite de hoje

Horário de verão 2013O horário brasileiro de verão, medida realizada para a economia de energia em parte do país, terá o seu fim acontecendo oficialmente à meia noite deste sábado, dia 16 de fevereiro. Por conta disso, os relógios deverão ser atrasados em uma hora quando chegar a meia noite. Dessa forma, a noite de sábado terá o relógio marcando 23 horas duas vezes.

O horário de verão atingiu estados do sul, sudeste, do centro-oeste, além do Tocantins e do Distrito Federal. Ao todo, além do DF, 11 estados foram atingidos pela medida nos últimos 116 dias.

O horário especial entrou em vigor no dia 21 de outubro de 2012 e tem como principal objetivo a diminuição no consumo de energia elétrica em nosso país, principalmente no que se refere ao carregamento das linhas de transmissão, afetadas especialmente nos horários de pico de consumo.

De acordo com as informações, nos últimos dez anos, o horário de verão fez com que fosse economizado em média, 4,6% de energia a cada ano nos horários em que o consumo é maior.

Segundo os dados concedidos pela ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), com o horário de verão pode-se registrar uma diminuição na demanda do horário de pico. Essa redução foi de aproximadamente 2.477 megawatts (MW).

Com a utilização do horário de verão, o sistema operacional fica mais seguro, já que diminuem os riscos de carregamentos nas linhas de transmissões, fazendo com que os cortes de energia em situações de emergência sejam menores durante o vigor do horário.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias