Publicado em: domingo, 17/02/2013

Horário de verão 2013 acabou nesta madrugada – Acerte seu relógio

Horário de verão 2013Durante este final de semana chegou ao fim o horário de verão que foi iniciado no ano de 2012. À meia-noite de sábado para domingo, moradores das regiões Sul, Sudeste Centro-Oeste além do estado Tocantins tiveram que atrasar os seus relógios em uma hora e retornar ao horário normal brasileiro.

O horário de verão brasileiro estava em vigência nestes estados desde o dia 21 de outubro do ano passado e tem como objetivo principal reduzir as possibilidades de ocorrerem problemas de falta de fornecimento de energia elétrica durante o período em que a demanda por eletricidade aumenta, por causa do período de calor e da produção industrial que aumenta significativamente para o Natal. Desta forma, como a luminosidade natural dura por mais tempo à noite, o aumento do consumo fica menor entre às 18h às 22h, o que pode evitar com que ocorra alguma sobrecarga no sistema energético brasileiro, como argumentam os técnicos que são defensores desta medida.

Durante a última década, conforme aponta o Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, com o horário de verão foi possibilitada que houvesse redução de 4,6% na média de demanda por energia elétrica durante o horário de pico que vai das 18h até às 21h. Já a estimativa que o governo tem para este ano é de que fosse possível ter uma economia de cerca de R$ 280 milhões e houvesse uma redução média de aproximadamente 5% em toda a demanda energética do país durante esta faixa de horário que é mais crítica que os outros horários. Na edição de 2011, conforme aponta o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o País teve uma economia de aproximadamente R$ 160 milhões com energia durante o período.