Publicado em: domingo, 21/10/2012

Horário de Verão 2012 começou hoje; Confira a hora certa

Horário de verãoO horário de verão 2012 começou na madrugada deste sábado para domingo. A partir das 0 hora de domingo, 21 de outubro, os brasileiros que vivem nos estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste, além do estado de Tocantins, tiveram que adiantar os seus relógios em uma hora.

A medida é tomada para que o nosso país possa economizar energia elétrica durante o verão, época do ano em que os dias duram mais e quando as pessoas podem aproveitar por mais tempo a iluminação solar. Além disso, a adoção do horário de verão 2012 faz com que o consumo de energia elétrica nos horários de pico diminua.

No verão, o consumo de energia elétrica em nosso país aumenta, por conta não só do calor, como também por causa do aumento da produção das indústrias em decorrência do Natal. O ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, decidiu que os estados do norte e do nordeste não precisam aderir ao horário de verão 2012 já que a economia registrada nesses locais tem pouca expressividade.

Isso aconteceria porque os estados dessas duas regiões do nosso país não têm um melhor aproveitamento da luz solar neste período como acontece com os demais estados, porque eles estão próximos da linha do Equador, o que faz com que menos raios de luz incidam nesses locais durante os meses de verão.

A Bahia era o único estado nordestino que aderia ao horário de verão 2012, mas isso não acontecerá neste ano por conta do alto grau de rejeição da população.

De acordo com as informações fornecidas pelo Ministério de Minas e Energia, durante o período que em que o horário diferenciado é adotado, está previsto que o consumo de energia elétrica seja reduzido em média 5% no horário de pico, que acontece entre às 18 e às 21 horas. O horário de verão está previsto para acontecer até o dia 17 de fevereiro de 2013.

Mais Informações sobre o Horário de Verão 2012

Horário de verão
O horário de verão 2012 já está valendo desde a meia noite deste domingo, 21 de outubro. Por conta disso, quem vive em um dos estados brasileiros atingidos pela medida, devem adiantar o seu relógio em uma hora.

Desta vez, o horário de verão 2012 será encerrado no dia 17 de fevereiro, uma semana após o término do Carnaval. Os estados da região sul, sudeste e centro-oeste, além de Tocantins, serão os que participarão do horário de verão em 2012.

O estado da Bahia, que no ano passado participou do horário de verão, neste ano decidiu ficar de fora da medida, depois da população se manifestar ser contra a medida.

De acordo com as informações fornecidas pelo governo federal, a medida deve fazer com que sejam economizados aproximadamente R$ 282 milhões por conta da diminuição no consumo de energia durante o período do horário de verão 2012. A estimativa do governo é de que o valor que deixará de ser gasto neste ano 56% maior do que o registrado no ano passado, quando a edição do horário de verão fez com que fossem poupados cerca de R$ 180 milhões.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, quando as pessoas fazem um melhor aproveitamento da luz do sol no seu dia a dia, é menor a necessidade de acionar as usinas térmicas, que geralmente geram energia elétrica com um valor superior do que custa a energia produzida em usinas hidrelétricas.

A previsão é de que com o horário de verão 2012, as redes de transmissão de energia elétrica fiquem menos sobrecarregadas nos horários em que o consumo atinge o seu pico. O principal horário em que isto acontece é das 18 horas até às 21 horas.

No horário de verão 2011/2012, foi economizado 4,6% de energia nos estados que participaram da edição. Já para este ano, a previsão do governo federal é de que a economia no consumo de energia fique entre 5% e 5,5%, o que faria com o sistema elétrico tivesse uma maior estabilidade.

Hermes Chipp, que o diretor-geral da ONS, disse em entrevista que o horário de verão 2012 é ruim para quem precisa acordar cedo, mas que a medida compensa já que o custo para pagar pela energia elétrica em nosso país é pago por todos os moradores do Brasil. Além disso, com o sistema mais aliviado nos horários de pico, acontecem menos interrupções, fazendo com que a energia elétrica esteja sempre disponível aos consumidores.

Ele ainda explicou que mesmo com a falta de chuva em diversas regiões do Brasil, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas ainda é de conforto.

Novo ritmo com o horário de verão 2012

Quem não gosta do horário de verão 2012 fica preocupado principalmente com o fato de perder uma hora do seu sono. Mas pequenos ajustes, como na alimentação e de no horário em que vai dormir, é mais fácil encarar o novo horário. De acordo com especialstas, o corpo demora cerca de duas semanas para se acostumar ao novo ritmo.

Para conferir a hora certa do horário de verão 2012, você pode acessar este site oficial.