Publicado em: sábado, 31/03/2012

Hora do Planeta acontece neste sábado

Neste sábado (31) acontece a 6ª edição da Hora do Planeta. O movimento que mobiliza o mundo todo, foi criado pela ONG WWF, que defende, através de um ato simbólico, que “cada pessoa tem poder de mudar o mundo em que vive”. Sendo assim, às 20h30, no horário de Brasília, pessoas do mundo todo irão apagar as luzes e desligar seus aparelhos elétricos para alertar a respeito da questão do uso de energia e mudanças climáticas.

De acordo com a instituição, essa atitude simboliza a eficácia do uso dos recursos se feito com inteligência e com responsabilidade. Este ano, pela primeira vez, o ato irá ser registrado também do espaço, com imagens e comentários ao vivo feitos pelo astronauta André Kuipers, via Agência Espacial Européia (ESA).

No Brasil, estima-se que mais de 102 cidades já confirmaram a sua participação. O Rio de Janeiro informou que irá apagar a iluminação de pontos turísticos como Cristo Redentor, Arpoador, Orla de Copacabana e Arcos da Lapa. Já na cidade de Salvador, locais como Elevador Lacerda e Farol da Barra deverão ficar sem luz. Em São Paulo ficarão sem luzes o Obelisco do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Theatro Municipal, Mercado Municipal, Estádio do Pacaembu, Hospital Israelita Albert Einstein, entre outros.

A primeira Hora do Planeta aconteceu em Sidney, na Austrália, no ano de 2007 e no seguinte já havia se espalhado por 35 países. Em 2010, os índices apontam para uma adesão de 4.200 cidades de 125 países e no último ano mais de um bilhão de pessoas fizeram parte da ação. Ao redor do mundo, monumentos importantes já participaram, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel e a cidade de Las Vegas.