Publicado em: quarta-feira, 01/08/2012

Hóquei sobre grama é homenageado pelo Google nas Olimpíadas 2012

Hóquei sobre grama é homenageado pelo Google nas Olimpíadas 2012Seguindo a sequencia de homenagens preparadas pelo Google, o maior motor de bsucas do mundo, para as modalidades disputadas nas Olimpíadas de Londres 2012, o doodle de hoje é comemorativa a modalidade hockei sobre grama.

Durante toda a quarta feira (01) a página inicial da empresa exibe um doodle em homenagem a esta modalidade pouco conhecida. Este já é o quinto doodle especial divulgado pela companhia, que preparou uma séria de logos especiais sobre os esportes deste ano.

O hóckei sobre grama foi criado no final do século XIX, por um grupo de ingleses, e acabou se tornando somente em 1908 um esporte olímpico, também em uma disputa sediada em Londres, com a diferença de que naquele período era disputada apenas por jogadores do sexo masculino.

Nas olimpíadas de Estocolmo, em 1912 e em Paris, em 1924, a modalidade esteve fora da disputa e só voltou a ser praticada em 1928, com os Jogos Olímpicos sediados em Amsterdã. Apenas no ano de 1980 foi permitido que mulheres também disputassem a modalidade.

Foi também na década de oitenta que os primeira atletas do Brasil começaram a integrar os campeonatos do hockei sobre grama no exterior.Foi no Chile, em Santiago, que aconteceu a primeira estreia da seleção brasileira de hóckei, em 1998, na quinta edição do Campeonato Sul Americano.

Apesar disso, o Brasil só ganhou seu primeiro campo de hóckei no ano de 2007, quando o país sediou os Jogos Pan Americanos.

O jogo acontece assim: duas equipes, com 11 jogadores cada um, jogam por tempo total de 80 minutos. Os campos devem ser de grama ou material sintético, com as medidas 91×55 metros. Na competição, os jogadores usam um bastão, normalmente de madeira. A bola usada é constituída de plástico e cortiça.

Uma das principais diferenças do hóckei sobre grama é a regra sobre as obstruções. Em outros esportes, é permitido que os jogadores protejam a bola com o próprio corpo, o que não acontece no hóckei sobre grama. Isso só é permitido quando o jogador tem a bola em seu comando e a está colocando em movimento.