Publicado em: quarta-feira, 16/11/2011

Homens do Bope apreendem 29 fuzis na Favela da Rocinha

Nesta terça-feira, dia 15 de novembro, os homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreendeu 29 fuzis na Favela da Rocinha. Dez deles foram encontrados no beco chamado Roupa Suja. As armas foram apresentadas no Posto de Comando da Operação de Choque da Paz, localizada no pátio do 23º BPM (Leblon).

A Polícia Civil, juntamente com os agentes da Delegacia de Serviços Delegados (DDSD) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), encontraram, na segunda-feira, um arsenal embalado e oculto em uma cisterna de cimento a 2,5 metros abaixo da terra, enterrada na comunidade da Rocinha. Ele foi descoberto em Vila Verde, atrás do Ciep.

Para retirarem o arsenal, a polícia teve que solicitar a ajuda da Secretaria Municipal de Obras. Esta mandou ao local oito operários equipados com britadeiras. O processo de escavação durou quatro horas, pois tinha uma camada de concreto de um metro. Esta camada teve de ser quebrada com as britadeiras para que os profissionais pudessem encontrar o armamento.

Após a escavação, os policiais encontraram quatro fuzis, cinco pistolas, 14 granadas, três anteparos de cerâmica para colete a prova de balas (que pode suportar até tiros de fuzil), uma luneta, aproximadamente mil munições, 32 carregadores de fuzis, 42 carregadores, 11 carregadores de pistolas, nove rádios transmissores, três joelheiras, cinco toucas Ninja e cocaína.