Publicado em: terça-feira, 18/10/2011

Hollande vence prévias dos socialistas e concorrerá contra Sarkozy em 2012

O socialista francês François Hollande venceu neste domingo (16) as eleições prévias do Partido Socialista para as eleições presidenciais de 2012. Isso significa que Hollande enfrentará Nicolas Sarkozy na corrida pela presidência da França. O vencedor socialista saiu vitorioso no segundo turno, mas no primeiro já mostrou vantagem com 39% dos votos. Depois de ter sido declarado vencedor, Hollande afirmou que em 2012 não haverá duas campanhas, a do candidato e a do partido, como aconteceu em 2007.

Esse assunto surgiu também depois do retorno de Martine Aubry ao cargo de primeira-secretária, o que poderia sugerir uma campanha com dois comandos. “Ela vai desempenhar seu papel no partido através do projeto que adotamos, e assim conduzirá a campanha. Não há duas campanhas e, muito menos, uma campanha com duplo comando. Aprendemos a lição (de 2007). Precisamos de uma relação e um vínculo com o partido,” defendeu Hollande.

A atual primeira-secretária foi a oponente de Hollande no segundo turno das prévias, condição que deixou dúvidas quanto a sua participação no futuro do partido. Uma professora de desenho de Paris, Sophie, afirmou que votou em Aubry e um dos motivos é por ter sido a candidata mulher. A professora também acredita que Aubry tem propostas mais concretas.

Os dois representantes do PS tem participação na política atual, pois Hollande é deputado e presidente regional em Tulle e Aubry é prefeita em Lille. Ambos votaram em seus bastiões para incentivarem a participação do restante da população nas prévias de 2012. Para alguns franceses, votar nas prévias é o começo do processo para trocar o governo de Sarkozy.