Publicado em: terça-feira, 15/05/2012

Hollande toma posse na França

Nesta terça-feira (15), o presidente eleito, François Hollande, tomou posse de seu novo cargo na França em uma cerimônia realizada no Palácio do Eliseu. O socialista afirmou que irá apelar para os governantes europeus a fim de estabelecer um pacto em que se cumpram os objetivos da diminuição do déficit, além de estimular a economia nos países do euro.

François Hollande disse em seu pronunciamento na discreta cerimônia de hoje que deseja passar uma mensagem de confiança para os franceses. Diante dos aproximadamente 400 convidados presentes em seu discurso de posse, o novo presidente da França afirma que o país sempre conseguiu superar os desafios que apareceram no caminho.

Viagem à Berlim

Na tarde desta terça-feira, François Hollande iria embarcar em sua primeira viagem como presidente da França. Ele pretende ir para Berlim, na Alemanha, onde irá se encontrar com a chanceler, Angela Merkel. Na reunião será discutido o pacto fiscal, que foi assinado pelos governantes europeus em março. Hollande quer colocar no pacto um “compromisso” de crescimento.

Durante toda a campanha para as eleições presidenciais da França, Angela Merkel deu seu apoio para o rival de Hollande e ex-presidente, Nicolas Sarkozy. Em 17 anos, François Hollande acaba de se tornar o primeiro presidente socialista do país em meio a várias tensões que assombram o bloco econômico europeu. No entanto, o avião do presidente teve que voltar para Paris devido ao mau tempo.