Publicado em: sábado, 12/05/2012

Hollande irá se reunir com Merkel este mês

Mal de reelegeu e François Hollande já tem compromissos a cumprir em sua nova função política. O socialista, que foi eleito como o novo presidente da França nas eleições do dia 6, contra Nicolas Sarkozy, terá uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel. Eles irão se reunir na próxima terça-feira, dia 15 de maio em Berlim.

As informações foram divulgadas pela agência de notícias AFP, que cita diversas fontes relacionadas ao assunto. O novo presidente da França irá viajar para Berlim, na Alemanha, logo depois que assumir seu posto, e isso também acontecerá na terça-feira. Hollande irá assumir o cargo pela manhã e a tarde já deve estar com Merkel.

Visita

A visita de Hollande em território alemão, segundo as fontes, terá um jantar de trabalho com a chanceler do país e também uma coletiva de imprensa com os dois políticos. O socialista pretende fazer uma nova negociação sobre o pacto europeu com relação a disciplina orçamentária. Hollande quer que sejam inclusas certas medidas para o crescimento econômico do bloco.

Angela Merkel, por sua vez, já tinha dito anteriormente que o pacto europeu não terá uma renegociação. A chanceler fez esta afirmativa depois que o socialista venceu as eleições presidenciais contra Sarkozy. Esta será a primeira visita de Hollande ao exterior na função de presidente da França. A viagem estava marcada para acontecer no dia 16 de maio.