Publicado em: terça-feira, 15/11/2011

Hoje, Feriado de 15 de novembro, o Brasil comemora a Proclamação da República

Feriado 15 de novembroHá 122 anos, no dia 15 de novembro de 1889, o Brasil criava o governo provisório republicano e extinguia o sistema imperialista de governo. Dessa forma, a família real brasileira e políticos que se mostravam a favor da monarquia parlamentarista foram banidos, dando lugar a um novo modelo de governo, a República Federativa Presidencialista. Assim, o então imperador D. Pedro II perdeu sua soberania e foi proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.

A proclamação aconteceu onde hoje fica a Praça da República, no Rio de Janeiro, cidade que era a capital do Império. Sob a liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, uma equipe de militares do exército brasileiro tirou o imperador do poder e assumiu a liderança do país. Ainda no dia 15, foi implantado um governo provisório, onde o marechal Deodoro seria o presidente e o marechal Floriano Peixoto seria o vice-presidente.

O sistema de governo durou até 1964. quando o governo militar deu o golpe no então presidente João Goulart e assumiu o marechal Castelo Branco, dando início ao período que ficou conhecido como ditadura militar. Entre 1964 e 1985, os Atos Institucionais, meio pelo qual os cinco presidentes governaram, suspendeu a Constituição vigente, dissolveu o Congresso Brasileiro e pressionou a liberdade de expressão. O regime durou até 1985, quando o civil Tancredo Neves foi eleito presidente.

Em 1993, como mandava a Constituição, foi realizado um plebiscito no Brasil para saber qual era a forma de governo que a população queria. Os eleitores deveriam escolher entre monarquia ou república, para depois optar entre parlamentarismo ou presidencialismo. O resultado desse plebiscito foi absoluto e decidiu escolher a forma de governo que havia sido implantada mais de 100 anos antes, a República Presidencialista, e que permanece até hoje.