sábado, abril 20, 2024
HomeEntretenimentoHistórica gravadora Elenco terá relançamentos em vinil

Histórica gravadora Elenco terá relançamentos em vinil

Histórica gravadora Elenco terá relançamentos em vinilA gravadora Elenco, que teve lançamentos de nomes como Sérgio Mendes, Tom Jobim e Dorival Caymmi, dentre outros, foi um dos maiores sucessos da década de 1960. Curiosamente, a gravadora não entrou para a história devido à quantidade de discos vendidos, mas à qualidade. Na época era comum que, nas lojas de vinil, os clientes perguntassem pelos lançamentos da Elenco, independente de quem era o artista.

A gravadora esteve na ativa por apenas três anos, entre 1963 e 1966. A tiragem de cada álbum ficava em torno de duas mil unidades, o que fez com que, hoje, estes discos se tornassem verdadeiras raridades. Em seu período na ativa, a Elenco lançou mais de 60 álbuns – além dos nomes já mencionados, a gravadora também foi a responsável por lançar os álbuns de estreia de Edu Lobo e Nara Leão.

Relançamentos

No último sábado, 22 de março, a Polysom anunciou que relançará cinco discos de vinil da Elenco. Atualmente, a Polysom é a única fabricante destes discos na América Latina. Dentre os relançamentos anunciados estarão presentes as três categorias que marcaram a Elenco: encontros, shows e estreias.

Em encontros, serão relançados os álbuns Vinícius e Odette Lara, de 1963 e Caymmi visita Tom, de 1964. Os shows serão representados com o álbum Vinícius e Caymmi no Zum Zum, de 1966. Por fim, em relação às estreias, serão relançados Bossa Nova York, primeiro álbum de Sergio Mendes nos Estados Unidos, e Nara, de Nara Leão.

Os cinco discos serão vendidos em um box especial, com o preço de R$349 – valor que, apesar de salgado, ainda está abaixo do preço médio dos vinis nacionais, que chegam facilmente aos R$100 cada. Para manter as características originais dos lançamentos, a Polysom optou por manter o projeto gráfico de todos os álbuns.

Mercado

Um relançamento deste porte apenas confirma o bom momento que os vinis vivem no mercado. A Polysom voltou à atividade em 2010 e, desde então, já vendeu algo em torno de 100 mil unidades. Destas, mais da metade foi vendida apenas em 2013. Dentre os relançamentos já realizados estão álbuns de Ronnie Von, Jorge Bem, João Donato e outros.

Histórias

Embora todos os discos relançados pela Polysom ajudem a contar a história da música brasileira, Nara tem sido encarado como o principal álbum da coletânea. Além de marcar o início da carreira de uma das maiores cantoras do país, o disco também teve importante participação intelectual do violonista Carlos Lyra.

Lyra apresentou a Nara nomes como Elton Medeiros, Cartola e Nelson Cavaquinho. Inicialmente, a garota não gostou do que ouviu, até que Lyra transformou aqueles sambas em bossa nova, convencendo Nara Leão a gravá-los. Quando o álbum já estava quase pronto, Lyra insistiu para que Nara Leão incluísse a faixa “Diz que fui por aí”, que acabaria se tornando um dos maiores sucessos da cantora.

O box com relançamentos da Elenco estará disponível para venda em lojas especializadas e na página oficial da Polysom, com data ainda não definida.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias