Publicado em: quarta-feira, 26/10/2011

Historiador arrecada cerca de US$ 27 mil pelo twitter

Com objetivo de financiar a restauração do acervo da Catedral da ciade de Puebla, no México, um historiador usou as redes sociais para arrecar dinheiro. Ele twittou em espanhol, francês, inglês e português, desenvolvendo uma campanha mundial de arrecadação de fundos. A catedral de Puebla foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987. O historiador Alejandro Montiel Bonilla quer recuperar o prédio.

Ele declarou que apesar de ser uma ação local, os leitores tem sido mundiais. Através de sua conta (@montielbonilla) ele já conseguiu mais de 350 mil pesos, que equivalem a mais de 25 mil dólares. Com a campanha para promover o valor cultural e histórico do monumento ele tem usado a hashtag com o lema #salvemoscatedraldepuebla.

Autoridades eclesiásticas e o Instituto Nacional de Antropologia e História já delcararam o acervo dessa catedral como o maior da América Latina. Ele inclui pinturas, retábulos, textos, livros e ferrarias, já em visível deterioração. Com a campanha, o historiador se dedica a arrecdar fundo a qualquer hora do dia.
“O que eu faço é dizer: Eu, porque sou apaixonado pela catedral, estou doando 20 mil pesos do meu dinheiro para salvar sete livros do coro e com isso fazer um fundo”, explica Alejandro. Até ano passado ele era secretário de Cultura do Governo de Puebla. O próprio historiador reconhece o tamanho da tarefa, mas ainda assim , pede diariamente que seus 708 seguidores no Twitter ajudem a divulgar essa campanha em suas contas pessoais.