Publicado em: quinta-feira, 17/11/2011

Hillary Clinton visita desabrigados na Tailândia

Nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, visitou as vítimas das graves inundações em dos centros para desabrigados na Tailândia. Os Estados Unidos ofereceu ao país US$ 11 milhões para abrandas as causas que o desastre provocou em toda a região e também em sua população.

Ao adentrar no ginásio do estádio nacional Ratchmangala de Bangcoc, Hillary disse que eles estão trabalhando junto com o governo tailandês. Neste estádio, 1.400 pessoas estão abrigadas. Hillary fez a tradicional saudação tailandesa às pessoas desabrigadas presentes no local. Em uma entrevista coletiva, a secretária de Estado disse que os Estados Unidos apoia a recuperação do país e que irão manter o foco, a princípio, nas necessidades urgentes da população.

Grande parte do dinheiro dado por Washington a Tailândia será destinado a reabilitar as delegacias policiais que foram afetadas pelas inundações. Outro destino do dinheiro será para restaurar as ruínas centenárias de Ayuthaya. Nesta quinta-feira, as autoridades tailandesas disserem que os mortos da inundação já chegam a 567.

O desastre atingiu 22 províncias da Tailândia e forçaram milhares de pessoas a saírem de suas casas e irem para os centros de evacuação. As inundações tiverem início em julho, depois que rios e pântanos transbordaram devido a constantes e intensas tempestades e abundantes chuvas da monção.