Publicado em: terça-feira, 17/04/2012

Hillary afirma que Dilma é um exemplo global

Nesta terça-feira (17), a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, fez elogios para as atitudes da presidente Dilma Rousseff. Hillary afirmou que os atos de Dilma perante a corrupção do governo mostram que a chefe de Estado brasileira é um exemplo global. Na manhã de hoje, a secretária de Estado norte-americana esteve presente, junto com Dilma, da abertura do 1º encontro anual Open Government Partnership (Parceria para o Governo Aberto).

Hillary Clinton afirmou que a presidente Dilma é a melhor parceria devido ao seu comprometimento e transparência, além de sua luta em combate à corrupção. A secretária de Estado norte-americana concluirá nesta terça-feira sua visita a Brasília e retorna aos Estados Unidos.

Vontade política

Hillary Clinton afirmou que é preciso a participação de toda a população para que os governos sejam transparentes, e disse que a vontade política que permite que os governos prestem contas para a sociedade civil com relação ao uso dos recursos e as ações governamentais.

O evento foi aberto pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage. Ele afirmou em seu discurso que para haver democracia não é preciso apenas ter eleições, e sim mostrar governos com maior transparência para a sociedade. O primeiro encontro anual da Parceria para Governo Aberto conta com a participação de 55 países.