Publicado em: segunda-feira, 03/03/2014

Híbrido de fabricante indiana vai dar suporte a Android e Windows Phone

Híbrido vai dar suporte a Android e Windows PhoneA Karbonn, fabricante indiana de smartphones, anunciou que deve ser lançado até julho um aparelho com suporte para rodar Android e Windows Phone. E a companhia ainda afirma que a Microsoft tem grande participação no feito por ter facilitado o processo, postura tida como incomum por especialistas.

Não se sabe ainda se o gadget dual-OS vai utilizar os sistemas de maneira separada ou integrada. Conhecida localmente por fabricar bons aparelhos de baixo custo em relação aos top de linha, a Karbonn não tem aparelhos vendidos no Brasil.

Porém, ainda assim a novidade pode causar reflexos no mercado nacional, uma vez que a Índia faz parte do BRICS, um bloco comercial formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Isso porque abre precedente para que outras companhias de maior alcance consigam disponibilizar a mesma vantagem.

Há informações de que a Asus teria iniciado as negociações com a Google e Microsoft para criar um smartphone dual-OS, porém desistiu após a Google dificultar as tratativas. Por enquanto, a possibilidade fica restrita a empresas de circulação local como a Karbonn, a russa Yotta, ZTE, da China, ou a Positivo, em terras brasileiras..

Nokia X é hackeado para usar verdadeiro Android

O anúncio de um smartphone Nokia rodando com Android gerou grande expectativa, mas como a marca é atrelada à Microsoft, o resultado foi considerado decepcionante. Com uma versão completamente modificada e sem as principais funcionalidades da Google, o sistema operacional roda sem o pacote de aplicativos tradicionalmente conhecido pelos usuários Android, e sem o suporte da Google Play Store.

Porém, hackers burlaram o aparelho, permitindo que ele funcione com a versão tradicional do sistema operacional. Para isso, foi desenvolvido um processo que permite o acesso aos arquivos do bootloader original do aparelho, liberando assim as funcionalidades do Android, incluindo o pacote Google.

O processo, apesar de parecer simples, o root pode fazer com que o rendimento da bateria caia drasticamente, sem contar que acarreta fim do suporte técnico e perda da garantia.