Publicado em: quinta-feira, 18/10/2012

Herman Melville, autor de Moby Dick, é homenageado

Herman Melville recebe homenagemHerman Melville foi um grande escritor, ensaísta e poeta. Nasceu em 01/08/1819 em Nova York e obteve um enorme sucesso em todo o mundo com o romance Moby Dick.

O livro foi publicado em 3 volumes, em 1851, levando o título de ‘A Baleia’, porém no início ele não teve tão grande sucesso assim, sendo até mesmo muito criticado na época. Apenas no século XX que a obra começou a obter notoriedade e Herman Melville ser reconhecido.

Vida de Herman Melville

Herman Melville passou por grandes dificuldades em sua vida, tendo trabalhado como fazendeiro, professor, bancário e ajudante de navio. Foi em uma das viagens de navio que ele resolveu abandonar o barco e viver junto com nativos na Polinésia Francesa.

Herman Melville

Herman Melville publicou vários livros de sucesso, dentre eles:

Billy Budd – 1924
Isle of the Cross – 1853
Israel Potter – 1856
Mardi – 1849
Moby-Dick, a baleia branca – 1851
Omoo – 1847
Pierre – 1852
Redburn – 1849
The confidence-man – 1857
Typee – 1846
White-Jacket – 1850

Doodles Interativos

Com o passar do tempo, os doodles passaram de apenas ilustrações com o logotipo do Google, e começaram a ganhar vida. Esta interatividade fez com que os usuários brincassem, se divertissem e permanecessem por mais tempo na página do buscador.

O Goole já fez o seu logotipo clássico virar o jogo pacman, quando o game completou 30 anos. Dentro do site, o internauta poderia jogar por quanto o tempo quisesse.

Um outro “doodle” que teve boa aceitação dos usuários foi no dia em comemoração ao aniversário do guitarrista Les Paul. O logo se transformou em uma guitarra, que ao passar o mouse por cima das cordas, poderia ser tocada.

Outros doodles que ficaram famosos foram os realizados durante os Jogos Olímpicos de Londres neste ano, onde os usuários podiam jogar basquete, canoagem e outros esportes olímpicos na página inicial do Google.

A mudança no visual do logotipo do Google com a proposta de celebrar o nascimento de personalidades da história, feriados, aniversários de vida de artistas famosos e outras datas marcantes. Foi assim que o doodle surgiu.

O conceito de doodle se originou em 1999, quando os fundadores do motor de busca, os estudantes Larry e Sergey, resolveram brincar com o logotipo, de alguma forma que a participação da empresa no festival de contracultura Burning Man, no deserto de Nevada. Eles apenas colocaram um desenho simples de uma pessoa atrás da letra “o”, deixando subentendido de uma forma divertida que os fundadores estariam fora do escritório na ocasião.

Em todo o mundo, já são mais de mil modelos diferentes de doodles desenvolvidos, considerando mais de 300 somente nos Estados Unidos, enquanto que os outros 700 restantes seriam no restante do mundo.

A cada ano, a demanda pela criação dos doodles tem aumentado, tanto nos Estados Unidos, quando nos outros países. Agora, por conta desta procura, o Google conta com uma equipe de talentosos designers para o planejamento das artes. Eles trabalham com a função da dar mais graça à página inicial.

Com o passar do tempo, os doodles deixaram de ser apenas desenhos ao redor do logo, mas foram ainda ganhando vida na página. A interatividade tem proporcionado aos usuários brincar e passar ainda mais tempo no site da gigante Google.

Em homenagem aos 30 anos do jogo Pacman, a empresa já até transformou seu logotipo no próprio game. Outra homenagem interativa de sucesso foi a comemoração pelo aniversário do guitarrista Lês Paul, quando o logo se transformou em uma guitarra que podia ser tocada com o cursor do mouse.

Vídeo de Herman Melville e Moby Dick