Publicado em: segunda-feira, 05/03/2012

Heitor Villa-Lobos recebe homenagem com doodle especial

Heitor Villa-LobosNo dia de hoje, a homenagem do doodle do Google foi para o compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, data em que marca o 125º aniversário de seu nascimento. O compositor nasceu no dia 5 de março de 1887. O legado de Villa-Lobos se destaca pelo espírito nacionalista de suas obras, sempre associado a correntes folclóricas e indígenas.

A biografia de Villa-Lobos destaca que o compositor desenvolveu uma “linguagem peculiarmente brasileira da música”, considerado o máximo expoente da “música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista”.

Vida de Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos era filho de um músico amador e foi encaminhado para a área de medicina, campo de formação escolhido pela mãe. As primeiras noções de música vieram de uma viola adaptada a violoncelo.

Depois da morte do pai, o compositor passou a tocar violoncelo em diversas eventos, como festas, teatro e concertos, época em que tinha apenas 12 anos, incorporando desde jovem a música popular do Rio de Janeiro.

Somente depois do casamento que Villa-Lobos dá início a uma carreira musical intensa, realizando, inclusive, uma turnê que percorreu mais de 60 cidades, incluindo a Europa. Depois do divórcio, em 1948, casou-se com outra mulher, que viria ser a maior divulgadora da obra de Villa-Lobos após sua morte.

Recebeu influencia de Wagner, Puccini e do romantismo francês. Apesar disso, não seguiu o estilo europeu, desenvolvendo seu próprio conceito e estilo. Recebeu da Universidade de Nova Iorque a distinção com o título de Doutor Honoris Causa. Heitor Villa-Lobos faleceu em 17 de novembro de 1959. Foi sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Os Doodles

O maior motor de busca de mundo, o Google, frequentemente usa o logo de sua marca para homenagear alguma celebridade ou data comemorativa. Geralmente são representados por esboços, desenhos ou caricaturas recordando fatos ou pessoas.

Entretanto, a expressão ‘doodle’ não foi criado pelo Google, apesar da semelhança na grafia e na fonética. Doodles são desenhos desenvolvidos quando uma pessoa quer apenas se distrair, ocupar um tempo livre. Em 1930, a expressão mudou o sentido, passando a estar ligada ao “ócio”, como por exemplo, com os desenhos em sala de aula.