sábado, abril 20, 2024
HomeSaúdeHC realiza primeiro transplante multivisceral na rede pública em SP

HC realiza primeiro transplante multivisceral na rede pública em SP

HC realiza primeiro transplante multivisceral na rede pública em SPNessa quinta-feira (22), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) se tornou o primeiro a fazer um transplante multivisceral por uma instituição pública em todo o país. Essa cirurgia é responsável pela substituição de muitos órgãos de uma só vez, e é baseada em um protocolo de pesquisa que realiza 10 procedimentos deste tipo no hospital, financiados pelo Ministério as Saúde.

O paciente José Cícero Lita da Silva, de 31 anos, recebeu o transplante e de acordo com o cirurgião Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do HC, esse paciente veio de Maceió, e foi decido fazer a cirurgia após identificar sua real necessidade, ele havia apresentado problemas no aparelho digestivo, já faziam dois anos, quando recebeu o diagnóstico de um tumor neuroendócrino de baixa atividade, já estava grande e portanto, havia se espalhado por diversos órgãos do sistema digestivo.

Ele recebeu encaminhamento para o HC há mais ou menos sete meses, e precisou aguardar como candidato a este tipo de cirurgia, que é delicada e arriscada. “Ele não tinha mais condições cirúrgicas. A única solução, pela característica histológica e pelo comportamento do tumor, era o transplante multivisceral”, conta o cirurgião.

Boas condições

Em seu transplante, ele recebeu um novo: Estômago, duodeno, intestino grosso, intestino delgado, pâncreas e fígado. Todo o procedimento levou quase 12 horas, começando as 6 horas da manhã e precisou de uma equipe de 24 pessoas, entre médicos, enfermeiros, coordenadores de transplante e a equipe que é responsável por preparar os órgãos para o paciente.

Atualmente José Cícero se mantém em estado estável e deverá ficar desacordado por mais três dias. Segundo o cirurgião informou, ele recebeu 35 bolsas de sangue. O cirurgião D’Albuquerque explica que, a maior dificuldade quando se trata desse tipo de transplante, é encontrar um doador único que possua boas condições em todos os órgãos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias