Publicado em: sábado, 12/11/2011

Haddad é o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo

Nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que o Ministro da Educação Fernando Haddad é o pré-candidato do partido as eleições de 2012 para a Prefeitura de São Paulo. Este anuncio faz valer um pedido feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Haddad afirma que a opinião do ex-presidente teve muito peso nesta escolha.

A força de Lula dentro do PT é tão forte que tirou a senadora Marta Suplicy de uma possível candidatura e o também senador Eduardo Suplicy. Nesta quinta-feira, os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto não quiseram ir contra o desejo do ex-presidente e acataram ao seu pedido anunciando Haddad como pré-candidato no dia seguinte.

Haddad já pretende juntar-se com outros partidos e o principal deles seriam o PMDB. Porém, o PMDB quer lançar uma candidatura própria. O ministro Haddad foi perguntado sobre as declarações de Michel Temer sobre a candidatura do deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP). O ministro afirmou que ainda não foi insistente para que este seja vice em sua possível chapa.

Ele afirma que esteve com Gabriel Chalita algumas vezes, mas que não falaram a fundo sobre o assunto. Haddad disse que se o PMDB lançar mesmo Chalita como seu adversário, o político terá todo o seu respeito. Lula entrará neste jogo de interesses, pois irá tentar convencer Gabriel Chalita a desistir da Prefeitura. O ex-presidente Lula já teria pedido a um interlocutor para que marcasse um encontro com Chalita para discutir esta questão.