Publicado em: quarta-feira, 10/08/2011

Hackers do Anonymous anunciam que vão invadir sistema do Facebook

Grupo hacker responsável por uma série de ataques que aconteceram durante esse ano, o Anonymous anunciou que vai planejar um ataque a ser realizado no dia 5 de novembro. Até agora, o Anonymous já invadiu os sistemas de empresas responsáveis por cartões de crédito, da empresa de games online PlayStation Network (PSN), da Sony, além de sites governamentais. O objetivo do grupo é derrubar o site do Facebook, que conta atualmente com 700 milhões de usuários.

Para justificar a escolha pela rede social do Facebook, os participantes do Anonymous divulgaram por meio de um vídeo no YouTube a mensagem que o site vem “vendendo informações de usuários e garantindo acesso clandestino para firmas de segurança que espionam pessoas de todo o mundo”. De acordo com a mensagem dos hackers, com essa medida o Facebook estaria auxiliando o governo. Além da manifestação via YouTube, o Anonymous também anunciou o novo plano por meio do seu perfil oficial no Twitter.

A data definida para invadir o sistema do Facebook, 5 de novembro, também está vinculada com a ideologia do grupo. Esse dia tem relação com os quadrinhos do “V de Vingança”. O personagem principal da história, Guy Fawkes, serve de inspiração para os participantes do Anonymous, que usam máscaras iguais à do personagem na série.

No comunicado divulgado pelo Anonymous, o grupo afirma que “tudo o que o usuário faz no Facebook fica na rede social, independentemente das configurações de privacidade. O Facebook sabe mais sobre você do que sua família.”