Publicado em: quinta-feira, 16/02/2012

Hackers derrubam sites da Gol e da Tam nas vésperas do carnaval

Poucos dias antes do carnaval, as páginas na internet das duas maiores empresas de aviação comercial do país sofreram com ataques hacker. Os sites da Gol e da TAM foram retirados do ar pelo grupo Anonymous, que assumiu a autoria do ataque e, no início do mês, já havia derrubado mais de dez páginas de bancos no Brasil.

Na tarde desta quarta-feira (15), o perfil do Twitter @AnonBRNews havia publicado mensagem informando que os sites das companhias aéreas já estavam sem funcionar há quatro horas. O grupo batizou a operação de #OPOverBooking.

Ainda na tarde de ontem, a TAM informou que o site não conseguia se manter estável e que os funcionários do setor de tecnologia da informação estavam trabalhando para tentar resolver o problema e colocar o sistema de volta no ar. A empresa chegou a disponibilizar um número de telefone para que os clientes que tiveram algum problema entrassem em contato, com o da Central de Vendas.

A Gol também falou sobre a instabilidade em seu sistema na internet na tarde desta quarta-feira, mas garantiu que tudo seria resolvido em breve. O grupo Anonymous havia anunciado o ataque através do Twitter a manhã de ontem. Às 10h, o perfil publicou “Atenção marujos, o alvo foi atingido! A voegol.com.br foi abatida”. A página da companhia na internet já estava disponível novamente próximo das 16h de ontem