Publicado em: segunda-feira, 09/07/2012

Hackers compram anúncios no Facebook para roubar dados de usuários

Hackers brasileiros estão comprando links no Facebook para poderem fazer a divulgação de páginas falsas que roubam as informações dos usuários. A notícia foi dada por uma publicação do site “Linha Defensiva”. Em alguns links patrocinados na rede social, as páginas falsas pedem aos usuários dados financeiros e pessoais.

A reportagem do site dá o exemplo de uma promoção de um apresentador televisivo. Ao acessar o link, o internauta é encaminhado para uma falsa página da Cielo, e esta pede os dados de cartão de crédito do usuário. Em outro exemplo dado pela reportagem, o link disponibiliza um iPhone 4S, dispositivo da Apple, por R$ 400, sendo que no site da companhia norte-americana o aparelho custa R$ 2 mil.

Facebook

Questionado sobre os anúncios falsos, o Facebook garantiu que não aceita este publicidades falsas em sua rede social. Porém, não disse se faz alguma fiscalização para evitar as fraudes antes das publicidades serem colocadas na página dos usuários. A rede social afirmou que seus usuários podem fazer a denúncia dos links que considerarem suspeitos.

Em outubro do ano passado, caso parecido aconteceu no Facebook. Um anúncio falso sobre o deputado federal e humorista Tiririca era capaz de roubar as senhas bancárias dos usuários. O Google também já foi contaminado com este tipo de fraude com a publicidade da AdWords. Os links também encaminhavam os internautas para um vírus, que permitia aos criminosos terem acesso as senhas bancárias.