Publicado em: quarta-feira, 01/02/2012

Hackers ameaçam tirar sites de bancos do ar

Hackers brasileiros do grupo Anonymous anunciaram no início desta semana o começo de uma ação para tirar sites de instituições bancárias do ar. O grupo informou que a acção foi batizada de #OpWeeksPayment e é um protesto contra a corrupção.

A ação deve acontecer ao longo da semana com a intenção de deixar cada dia um serviço de internet banking fora do ar, por pelo menos 12 horas. O grupo Anonymous também informou que escolheu esta semana para a ação por concentrar os dias em que a maioria das empresas pagam seus funcionários.

Por isso, acabam sendo os dias que os sites de internet banking têm maiores demandas de acesso. O primeiro banco foi o Itaú, onde o ataque teria começado por volta das 10 horas. Em nota, a instituição informou apenas que enfrentou problemas de indisponibilidade.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) declarou em nota que as instituições financeiras possuem “mecanismos e contingências capazes de inibir eventuais ataques como os supostamente seriam tentados contra os bancos”.