Publicado em: segunda-feira, 05/11/2012

Obama e Romney visitam oito Estados na véspera da eleição

Há um dia do início da eleição norte-americana Obama e Romney vão visitar oito EstadosNesta segunda-feira (5), véspera do início das eleições nos Estados Unidos, o presidente democrata Barack Obama, que busca a reeleição e o candidato do partido republicano Mitt Romney, irão viajar a oito Estados em um último esforço para garantir uma quantidade maior de votos. As pesquisas apontam que há um empate entre eles.

Eles irão participar de 14 eventos hoje, sendo 6 no estado de Ohio, que é um local onde ficam as principais disputas eleitorais. Nos últimos tempos, quem vence em Ohio, ganha a eleição, e se isso se mantiver neste ano, Obama deverá continuar a ocupar a Casa Branca, pois as pesquisas mostram que ele está à frente do adversário naquele estado.

Obama também irá para Wisconsin e Iowa, que é um local que não existe uma tendência de votos definida. Já Romney irá terminar a campanha em Boston, em Massachusetts, onde foi governador entre os anos de 2003 e 2007.

Estas visitas um dia antes das votações iniciarem, ocorrem para garantir uma quantidade superior de votos e talvez vencer a eleição de um dos cargos mais importantes do mundo, que conforme pesquisas, há um empate.

Conforme o jornal Wall Street Journal e canal NBC apontaram, Obama e Romney estão em um empate técnico. O presidente democrata tem 48% do eleitorado contra 47% do ex-governador do Massachussets, porém a vantagem fica na margem de erro que é de 2,55 pontos.

O Washington Post e a ABC mostram Obama com 49% do eleitorado, enquanto Romney tem 48%, já a CNN falou que ambos tem 49% da preferência dos eleitores que podem ir às urnas, já que nos EUA o voto não é obrigatório.

Já o instituto Pew mostrou uma margem superior para o presidente Obama, porém ainda dentro do limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais, o democrata teve 48%, contra 45% do ex-governador.