Publicado em: terça-feira, 18/03/2014

GVT disponibiliza aplicativo que “transforma” celular em fixo

GVT disponibiliza aplicativo que “transforma” celular em fixoNeste final de semana, a operadora GVT disponibilizou o aplicativo GVT Freedom, que permite que seus clientes utilizem o telefone celular como se fosse um fixo, mesmo quando estão fora do país. O aplicativo promove o redirecionamento das ligações feitas para o fixo, o que permite que elas sejam atendidas pelo celular. O caminho inverso também é possível em tablets e smartphones, que podem realizar ligações através da linha do telefone fixo.

Benefícios

De acordo com o vice-presidente de marketing da GVT, Daniel Neiva, o aplicativo permite que os clientes tenham uma espécie de extensão de seus telefones fixos em qualquer lugar do planeta. Os benefícios do aplicativo são muitos. É possível, por exemplo, utilizar os minutos disponíveis nos planos de telefonia fixa em ligações feitas pelo celular, ou evitar as altas taxas de roaming durante viagens.

A GVT é a primeira operadora na América Latina a disponibilizar este aplicativo, que é exclusivo para seus clientes. Atualmente, a operadora está presente em 150 cidades brasileiras. A GVT também foi apenas a sexta operadora do planeta a disponibilizar esta tecnologia. Além dela, somente Orange, British Telecom, Cincinnati Bell, T-Mobile e Telia Sonera já disponibilizar aplicativos para esta função.

Tecnologia

A tecnologia que permite “transformar” o aparelho celular em um telefone fixo foi possível devido à estrutura da operadora. Seu sistema de fibras óticas converte as ligações telefônicas em dados, através da tecnologia VoIP (voz sobre IP), permitindo a transferência para a rede.

Através do GVT Freedom, quando uma ligação é recebida, os dois dispositivos – fixo e móvel – tocam ao mesmo tempo. Aquele que for atendido primeiro recebe a ligação. Por isso, se alguém estiver viajando, basta desplugar o telefone fixo da tomada, mas manter a linha ativa, para que todas as ligações sejam transferidas para o smartphone.

A tecnologia utilizada pelo aplicativo é semelhante à de serviços como Viber e Skype. Nestes casos, entretanto, as ligações são possíveis apenas entre aparelhos que possuam estes aplicativos instalados. No caso do aplicativo da GVT, basta que um usuário tenha o GVT Freedom para que o serviço funcione.

Cobranças

Desta forma, as chamadas recebidas e realizadas através do smartphone com GVT Freedom utilizam a franquia de minutos do plano de assinatura, ou são cobradas na fatura mensal. Neiva, da GVT, acredita que esta novidade poderá dar uma sobrevida ao serviço de telefonia fica, que está entrando em desuso. Em grande parte dos casos, os usuários possuem telefones fixos apenas porque assinam pacotes de internet que têm este serviço incluso.

Caso o sistema seja bem recebido pelo público, a GVT poderá aproveitar a rede de fibra ótica que já possui instalada no país. Segundo Neiva, o próximo passo é permitir a realização de chamadas em vídeo através do GVT Freedom. Contudo, ainda não há previsões de que esta nova funcionalidade seja disponibilizada.

O GVT Freedom está disponível, no momento, para iOS e Android, podendo ser baixado gratuitamente na loja correspondente ao sistema operacional (Apple Store ou Google Play).