Publicado em: sábado, 14/07/2012

Gustav Klimt recebe homenagem

Gustav Klimt no doodle de hoje
Gustav Klimt é o homenageado de hoje do Google

O Google decidiu fazer uma homenagem ao pintor Gustav Klimt em seu doodle neste sábado. O pintor de nacionalidade austríaca faz parte do movimento chamado de simbolismo e o Google homenageia seu 150º aniversário.

Prestar homenagens em seu doodle a grandes figuras que marcaram a história mundial já virou hábito da empresa multinacional americana que oferece serviços online e de software. Além das homenagens, o Doodle se modifica em datas de eventos considerados importantes, como dias dos namorados, natal e ano novo.

Para saber quando o Google modificou o seu doodle para realizar alguma homenagem basta abrir a página inicial do site. Para identificar qual é a data comemorativa ou quais são as homenagens é só observar o logotipo da empresa que acaba recebendo uma variação. O nome do empresa está lá do mesmo jeito, no entanto o logotipo, o desenho e as cores mudam para se ajustar ao tema da data ou homenagem. A originalidade que traz em cada doodle diferenciado é também umas das características que fazem com que a popularidade do Google se torne cada dia maior.

Vida de Gustav Klimt

O pintor austríaco Gustav Klimt nasceu em Viena no dia 14 de Julho de 1862. Gustav Klimt é um dos nomes mais conhecidos do movimento artístico chamado simbolismo. Ao lado de outros artistas simbolistas, Klimt produziu obras muitos importantes que retratam a raiz do simbolismo. Mas o pintor não participou apenas de um movimento. Gustav Klimt ainda conseguiu grande reconhecimento dentro do Art Noveau, movimento artístico austríaco, com obras marcadas pelo regionalismo.

Gustav Klimt e a Secessão de Viena

Gustav Klimt também teve participação fundamental na criação do movimento que idealizou, chamado de Secessão de Viena. Klimt, como fundador do movimento, mostrava o quanto era contrário às tradições artísticas da época não só na Áustria, mas no mundo como um todo. Gustav faleceu no dia 6 de fevereiro de 1918.

Do mesmo modo que Gustav Klimt, o Google também modificou seu Doodle para prestar homenagens ao britânico Alan Turing, cientista da computação. A homenagem, que também aconteceu em um sábado, no dia 23 de junho, transformou o logotipo da Google em um sistema automático que ao ter seus símbolos manipulados revelava a palavra Google.

O que é doodle?

Doodle é uma palavra de origem inglesa e significa desenho, esboço. Nesse caso, são tipos de desenhos feitos de forma simples que podem significar algo concreto, ou seja, que conseguem representar alguma coisa e com isso ganhar um significado. Ou também podem ser apenas esboços de coisas abstratas, e que não ganham um significado que pode ser achado no mundo significante. No caso da empresa, o Doodle do Google é o logotipo que aparece em sua página inicial, nas cores vermelho, amarelo e azul.