Publicado em: sábado, 14/07/2012

Gustav Klimt – Conheça o homenageado de hoje

Hoje o Google amanheceu com mais uma surpresa: um doodle comemorativo ao aniversário de 150 anos do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt. O pintor nasceu no dia 14 de julho do ano de 1862, falecendo em 1918 de apoplexia, um tipo de infecção cerebral inesperada. O declínio de sua carreira ocorreu com a morte da mãe em 1915.

O seu estilo de obra variava entre duas vertentes: representações de riqueza ou figuras, consideradas controversas socialmente para sua época. Klimt era filho de agricultores, de uma família bastante humilde e conclui seus estudos na Escola Primária do VII bairro vienense. Com 14 anos de idade, ele é admitido na Escola de Artes Decorativas, que tinha ligação com o famoso Museu Austríaco Imperial e Real da Arte e Indústria de Viena.

Lá, ele foi orientado por mestres da pintura como Michael Rieser, Ludwig Minnigerode e Karl Hrachowina. Durante este período, Gustav foi adquirindo prática com o desenho ornamental, além de aprofundar os conhecimentos em teoria de projeções, teoria de estilos, perspectiva e vários outros pontos. Mais tarde, passou a freqüentar uma aula especializada de pintura com Ferdinand Laufberger, o que seguiu até a morte do mestre, em 1881. Com isso, Klimt foi orientado por Julius Vicktor.

Por conta de alguma tendência da família, os dois irmãos de Klimt também trabalharam para ele, depois de formados na Escola de Artes Decorativas. A base do curso permanece a mesma até hoje, com formação na pintura e no desenho focando no original histórico e nos métodos de cópias naturalistas. Para ingressas na Escola de Artes, Klimt realizou como trabalho de admissão um desenho, baseado no molde de gesso de uma cabeça feminina da antiguidade.

Um importante museu da Áustria, em Viena, o Leopold Museum, abriu no dia 14 com a a exposição “Gustav Klimt Center”, em homenagem ao aniversário do pintor. A exposição conta com obras de desenhos originais e até mesmo catálogos históricos e outros objetos pessoais de Gustav.

Klim foi um dos criados do movimento artístico conhecido como Secessão. Na galeria de mesmo nome, a homenagem acontece com a exposição de sete painéis da obra “Fresco de Beethoven”, produzido em 1902. Como uma forma de homenagem, o Museus Belvedere, além de expor obras de Klimt, promove ainda um concurso em busca de sósias de Gustav e outra artista vienense, o “Gustav Klimt und Emilie Flöge Look-Alike Wettbewerb”.

Os doodles

Os doodles surgiram em 1999, quando dois fundadores do Google se divertiam brincando com o logo da página inicial, numa tentativa de marcar a presença no festival Burning Man de forma diferenciada. De forma bastante simples, os dois fundadores colocaram o desenho de uma pessoa atrás do segundo ‘o’.

O logo foi modificado de forma simples e divertida, para mostrar aos usuários que um dos fundadores estaria “fora do escritório”. Mesmo que simples, este idéia de decorar a marca do motor de buscas para indicar algo importante foi recebida de maneira bem receptiva pelos usuários.

Por isso, um ano mais tarde, em 2000, os dois fundadores do motor de buscas decidiram procurar o webmaster Dennis Hwang, que ainda atuava como estagiário na época, para bolar um doodle em homenagem ao dia da queda da bastilha. Com o sucesso, Dennis logo foi promovido a doodler-chefe. E foi assim que os doodles, aos poucos, foram se tornando um acontecimento já esperado na página inicial do site. Inicialmente, as homenagens aconteciam para os feriados mais conhecidos. Entretanto, atualmente, os doodles comemoram e lembram a data de diferentes eventos e aniversários, desde a chegada da sonda Rover em Marte até as Olimpíadas.

A demanda pelos doodles comemorativos, tanto nos Estados Unidos, quanto no resto do mundo, foi aumentando. Agora, a empresa conta com uma equipe de designers criativos e talentosos apenas para desenvolver as homenagens. O trabalho deste grupo é exclusivamente desenvolver os doodles, dando mais graça e destaque a página inicial da empresa, divertindo usuários do site em todo o mundo.

No total, a equipe já desenvolveu mais de 300 doodles somente para a página nos Estados Unidos. No mundo todo, este número chega a 700 invenções para o logo.