Publicado em: sexta-feira, 18/04/2014

Guloseima pode ajudar a evitar briga conjugal, segundo pesquisa

Guloseima pode ajudar a evitar briga conjugal, segundo pesquisaComo diz o velho ditado “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, no entanto, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos, uma barra de chocolate ou qualquer outra guloseima podem ser infalíveis na prevenção de brigas.

Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) na última segunda-feira (14), o estudo mostra que o açúcar tem propriedades que podem evitar que casais discutam, e isso porque quanto menor a quantidade de sacarose na corrente sanguínea pode fazer com que as pessoas percam a paciência rapidamente. Brad Bushman é um dos cientistas que pesquisam sobre o assunto e alega que por este motivo as pessoas podem ser mais propensas a ter ataques de raiva.

Bushman alega que há uma necessidade de mantermos níveis de glicose no sangue pois a substância mantêm o autocontrole das pessoas. “Infelizmente um dos sentimentos que as pessoas têm mais problema em controlar é a raiva, ou seja, quanto menor a quantidade de glicose no sangue, mais fácil delas se estressarem”, explica.

A pesquisa consistiu em uma análise com mais de 100 casais por um período de 21 dias. Todos os dias no período da noite, eles mediam os níveis de glicose na corrente sanguínea e pediam para que aplicassem agulhas em bonecos, representando o parceiro, podendo assim, identificar os níveis de stress de cada um.

O resultado do estudo conseguiu definir que, quanto maior o índice de açúcar no sangue, menor a probabilidade dele estar estressado. A diferença de alfinetadas foi surpreendente, os casais com menor índice de glicose espetaram os bonecos o dobro daqueles que estavam com índices normais.

No entanto, alguns cientistas contestam os resultados e afirmam que a pesquisa não é precisa o suficiente para definir que o açúcar pode ser tão determinante para ataques de raiva.