Publicado em: terça-feira, 22/05/2012

Guitarra especial ensina músicas com ajuda de iPhone

Aprender a tocar guitarra ficou muito mais simples através da tecnologia. Agora, qualquer um, com disponibilidade de pagar bem por isso, pode aprender a tocar o instrumento sem precisar ficar horas com um professor de música. Para isso, a startup Incident desenvolveu uma guitarra especial que reproduz as músicas e apresenta para a pessoa as notas com luzes. Para isso, o usuário precisa conectar seu iPhone ao aparelho.

A gTar, como foi nomeada, ainda não está sendo comercializa, mas já pode ser encomendada. De acordo com a fabricante, os instrumentos começarão a ser entregues em setembro e o aparelho deverá custar 450 dólares. Para que o produto começasse a ser vendido, a companhia utilizou o site Kickstarter, que financia projetos e arrecadou 100 mil dólares.

Funcionamento

A ideia é de que o aplicativo feito iPhone já venha com as músicas e, quando foi conectado ao instrumento, o usuário só precise escolher as canções que deseja. Estas músicas estarão divididas conforme a dificuldade. Para guiar o usuário sobre quais notas deverá tocar, lâmpadas de LED irão iluminar os pontos estratégicos no braço do aparelho.

Além disso, a guitarra terá um estímulo para que os que têm mais dificuldade não percam a vontade de aprender. O recurso utilizado para isso é o SmartPlay, que não toca uma nota equivocada quando a pessoa toca de maneira incorreta. De acordo com a companhia, este recurso também torna dispensável a afinação da guitarra.