Publicado em: sexta-feira, 08/07/2011

Guido Mantega, Ministro da Fazenda, participa de seminário na França

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou do seminário Second Brazil Business Summit, organizado pela revista britânica The Economist, nesta quinta-feira (7) em Paris. Na ocasião, ele disse que está “perdendo mais o sono por causa da valorização do real do que por causa das taxas de inflação, que estão sob controle”.

No evento foram discutindo os desafios da economia brasileira. Mantega ainda declarou que as taxas de inflação estão caindo e que as metas neste ano e nos próximos devem ser cumpridas. Quanto a valorização da moeda brasileira, ele afirmou que o cenário atual é muito desfavorável por causa das políticas monetárias expansionistas dos países avançados.

O ministrou voltou a falar que o governo vem estudado medidas que buscam conter a alta do real, já que a previsão de especialistas é que ela tenda a continuar a subir. Entretanto, Mantega não comentou quais seriam as iniciativas a serem adotadas. Ele acredita que a “guerra cambial continua” e deve ficar cada vez mais intensa com as crises econômicas nos países ricos.

Também foram discutidos os planos que o governo deve lançar para a nova política industrial. Segundo Mantega, as medidas que farão parte dessa políticas constituem em: redução da carga tributária, com a reforma do ICMS, que é negociada com os governantes, a redução dos encargos trabalhistas das empresas e a desoneração fiscal para os investimentos em tecnologia. O ministro da Indústria e Comércio, Fernanda Pimentel, também participou do seminário e disse que o governo deve apresentar até o final do mês o programa de desoneração de tributos para as empresas que investirem em tecnologia e pesquisas.