Publicado em: sexta-feira, 27/04/2012

Guardiola anuncia saída do Barcelona

O futebol mundial teve hoje mais um fim de uma era. Pep Guardiola anunciou que não seguirá mais no comando da equipe catalã. A decisão foi tomada pelo próprio técnico, que entende que seu ciclo no clube já havia sido cumprido.

Logo após o anúncio da não renovação de Guardiola, o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, informou que pretende dar um trabalho de continuidade na filosofia implantada pelo ex-volante, e Tito Vilanova, auxiliar de Guardiola, será o novo treinador.

O técnico informou que já havia tomado a decisão de não seguir no comando do Barça já em dezembro do ano passado, e comunicou somente a Rosell e ao diretor técnico do clube, Andoni Zubizarreta, que entenderam que o melhor seria promover Vilanova ao cargo.

Pep Guardiola esteve no comando do Barcelona durante quatro temporadas e sob seu comando a equipe catalã conquistou 13 títulos, entre eles duas Ligas dos Campeões da Europa e dois Mundiais. Foi com Guardiola também que o Barcelona reforçou a sua filosofia de jogo, adotando um futebol vistoso e que privilegia a posse de bola.