Publicado em: segunda-feira, 25/07/2011

GTalk permite conversa na internet com praticidade e funcionalidade

Até alguns anos atrás, para iniciar uma conversa com mensagens instantâneas pela internet era necessário baixar um programa que permitisse fazer a troca de recados. Com isso, a conversa se mostrava igual a qualquer outra feita ao vivo, com a única diferença de que seria planejada por escrito. Agora, não há mais necessidade de fazer o download de um programa e instalar o recurso no computador, pois alguns sites viabilizam a comunicação diretamente.

Uma das opções para quem procura praticidade na hora de conversar é o GTalk. A letra inicial vem da empresa que criou esse recurso, a Google. Aos poucos, a possibilidade do bate-papo instantâneo e online se tornou visível nos seus sites do Orkut e do Gmail, serviço de e-mail desenvolvido pela mesma empresa. Desse modo, o único requisito para poder usar o GTalk é ter uma conta de acesso a algum dos serviços da Google.

Ao entrar no Orkut ou no Gmail, o internauta vai perceber a existência de uma barra na qual ficam visíveis os nomes de todos os contatos cadastrados. A diferença entre os dois sites é o local da página onde pode ser encontrado o recurso do GTalk, sendo que no e-mail é no canto inferior esquerdo, enquanto o Orkut mantém no canto inferior direito.

Independente de ter mais contatos no Orkut do que no e-mail, os nomes que aparecem para dar início a uma conversa são os mesmos. Da mesma maneira como acontece com outras ferramentas de conversa, o internauta tem a opção de deixar o seu status como ausente, ocupado, invisível ou disponível.