Publicado em: terça-feira, 19/06/2012

Gripe A – Paraná emite alerta máximo para casos da Gripe

Com novas confirmações de casos da gripe A no Paraná, a secretaria estadual de Saúde (Sesa) do estado emitiu nesta terça-feira (19) alerta máximo. De acordo com os dados da Sesa, nas duas últimas semanas foram confirmadas três mortes em decorrência da gripe. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Sezifredo Paz, é necessário que nos próximos dias seja realizados trabalhos que buscam evitar uma epidemia. Ele ainda disse que em uma escada de zero a dez, o alerta é dez.

Segundo o superintende, o vírus que está circulando no estaco possuis características diferentes, e por ser uma alteração da espécie da gripe suína, ele pode ser mais forte ou fraco, variando de acordo coma época do ano. Paz disse que mais da metade dos 64 casos confirmados no paraná foram registrados nas duas ultimas semanas, influenciados com a chegada do inverno.

Ele ainda destacou que é difícil que acontece uma epidemia como a de 2009, uma vez que mais de 1,5 milhão de paraenses receberam a vacina contra a gripe e existem remédios ara o tratamento. Paz destacou que a Sesa orienta que todas as pessoas que apresentem tosse ou dor de garganta com febre sejam encaminhadas até uma unidade básica de saúde para receberam o tratamento com o Tamiflu.

Entre as vítimas fatais da gripe A confirmadas até agora está um morador de Curitiba que foi infectado pelo vírus fora do estado em morreu em São Luís, no Maranha. Além da capital, também foram registradas mortes em Astorga, Cornélio Procópio e São Matheus do Sul.

Além da vacina, a Sesa recomenda outras formas de prevenção contra a gripe. É recomendado que a população em geral não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, lavando com agua e sabão ou com a aplicação de álcool gel. Também é importante permitir que os ambientes sejam arejados, possuindo um bom fluxo de ar.