Publicado em: sexta-feira, 06/07/2012

Gripe A – Ministério da Saúde diz que 85 pessoas morreram com a gripe H1N1 neste ano

O Ministério da Saúde divulgou dados que mostram que somente neste ano já foram registrados pelo menos 790 casos de gripe H1N1 em todo o território brasileiro. Desses, 85 terminaram em mortes.

O maior número de ocorrências vem acontecendo nos estados da região sul do país, principalmente em Santa Catarina, onde já foram registrados 458 casos de pessoas que foram infectadas pelo vírus da gripe H1N1. Pelo menos 35 pessoas morreram em decorrência da doença.

Ainda assim, o Ministério da Saúde acredita ser pouco provável que uma epidemia da doença seja registrada novamente no país, como aconteceu no ano de 2008, quando pelo menos 2.060 pessoas morreram por conta da doença.

Os números registrados neste ano são de até 28 de junho e são os dados mais recentes que o órgão disponibilizou.Segundo as informações do governo federal, o maior número de casos registrados no estado de Santa Catarina fez com que uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde fosse enviada para o estado para fazer um acompanhamento da situação.

Outra medida tomada pelo governo para tentar diminuir o número de casos e conter as ocorrências de morte foi autorizar que sejam enviados para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estão sendo enviadas para esses locais 51 mil caixas de medicamentos que são utilizados no tratamento da doença.

De acordo com o ministério da saúde, essa é uma medida preventiva e que tem como principal objetivo fazer com que não ocorra a falta do medicamento oseltamivir, também conhecido como Tamiflu, e que é utilizado na tratamento da H1N1. Esses estados também irão receber mais de um milhão de doses de vacinas contra a gripe A que irão imunizar os pacientes que têm doenças crônicas.