Publicado em: terça-feira, 24/07/2012

Gripe A – Aumenta número de mortes na Região Sul

Segundo novos dados da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul que foram confirmados ontem, houve mais oito mortes no estado em decorrência da influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Somente em 2012 foram 46 mortes no estado. No Paraná também foram constatadas mais duas mortes, sendo que o número atualizado é de 25 óbitos este ano. Em Santa Catarina o número de mortes é de 62 pessoas, sendo que no total aumentou para 133 mortes somente na Região Sul.

Paraná lidera com a quantidade de casos registrados da doença

Sobre a quantidade de casos da doença que foram registradas em 2012, os três estados somam 1,9 mil casos. O Paraná lidera com 899doentes. Em seguida está Santa Catarina com 685 e Rio Grande do Sul com 316. A quantidade de mortes detectadas no Sul do país equivale a 16,9% daquela quantidade verificada em 2009, quando foram registradas 789 mortes na região. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), naquele ano o mundo passou por uma pandemia da doença, no entanto ela já foi extinta em 2011.

Paraná vai receber novas doses da vacina contra a gripe A

Segundo dados do Ministério da Saúde, serão enviadas ao Paraná mais 400 mil doses da vacina ainda amanhã, dia 26 de julho. O objetivo do estado é imunizar crianças de 2 a 5 anos incompletos. Somente em Curitiba são aproximadamente 70 mil crianças nessa faixa etária. Para esta faixa a vacinação começou ontem. Na semana passada Alexandre Padilha, ministro da Saúde, disse que não há risco de epidemia no país e que hoje há uma maior estrutura para detectar a doença. Além disso, os médicos foram orientados a prescrever o Tamiflu para casos em que há sinais da doença, mesmo sem a comprovação do exame.