Publicado em: segunda-feira, 20/08/2012

Greve dos professores: UnB retoma as aulas

Greve dos professores: UnB retoma as aulasNesta segunda-feira (20), a Universidade de Brasília (UnB) retorna suas atividades acadêmicas aos a decisão dos professores na última sexta-feira, que optaram pelo fim da greve, que começou no dia 21 de maio. Segundo a Secretaria de Comunicação da universidade, um novo calendário passará pela avaliação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Graduação na quinta-feira.

A estimativa da instituição de ensino superior federal é de que as aulas que ficaram pendentes no primeiro semestre sejam repostas entre 20 de agosto até o dia 6 de outubro. As aulas referentes ao segundo semestre devem começar no dia 29 de outubro e irão até março de 2013. Os alunos terão um recesso entre 23 de dezembro a 6 de janeiro.

Novas datas

As novas datas foram uma sugestão do secretário acadêmico, Arnaldo Carlos Alves, e do decano, José Américo Garcia. O encerramento da greve da UnB foi aprovado por 130 docentes, contra 115 que queriam continuar com a paralisação. Os professores aceitaram a proposta do governo de aumento de até 45%, que irá depender do cargo e do grau do título.

A greve nas universidades federais do país completou três meses na última sexta-feira. Entre as instituições de ensino superior, algumas acataram pelo fim da paralisação. Outras, porém, seguem mobilizadas. As universidades garantem que os processos seletivos para novos alunos não serão comprometido.