Publicado em: quarta-feira, 19/09/2012

Greve dos bancários 2012 – funcionários param em todo o país

Greve dos bancários - funcionários param em todo país a partir de hojeA partir de terça-feira, 18 de setembro, o atendimento nos bancos de todo o país estará prejudicado já que os bancários estão entrando em greve por tempo indeterminado. Os funcionários tanto dos bancos privados, quanto dos bancos públicos irão cruzar os braços. Vale lembrar que na greve realizada no ano passado, os bancários ficaram sem trabalhar por 21 dias.

A paralisação da categoria foi definida na quarta-feira da semana passada, dia 12 de setembro, em assembléias que foram realizadas pelos mais de 130 sindicatos que são representados pelo Comando Nacional dos Bancários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Apenas o funcionamento dos caixas eletrônicos está sendo mantido. No entanto, o sindicato acredita que nesse primeiro dia de greve a adesão dos grevistas ainda não seja muito grande e por isso pode ser que algumas agências façam o atendimento ao público como acontece normalmente.

Isso porque a greve começa nesta terça nos locais aonde a concentração de agências bancárias é maior e depois vai se espalhando para outros locais.

Na lista de reivindicações que estão sendo feitas pelos grevistas está o reajuste salarial de 10,25% com 5% de aumento real. Além disso, os bancários querem mais segurança nas agências, ter maior participação nos lucros das instituições e um plano de cargos, carreira e salários melhor estruturado.

Por meio de uma nota divulgada para a imprensa, a Federação Nacional dos Bancos disse que lamenta a decisão dos bancários entrarem em greve e que acredita na conversa para que a situação possa ser resolvida.

Durante o período de greve, os clientes podem utilizar os serviços dos caixas eletrôncos, internet banking ou ainda optar por fazer uso dos correspondentes bancários, como as agências dos Correios e as casas lotéricas, por exemplo. Ao todo, o Brasil tem mais de 500 mil bancários.