Publicado em: quinta-feira, 09/02/2012

Greve da PM na Bahia : “o carnaval acabou”, cantam grevistas

Depois que os policiais militares receberam a notícia de que as negociações foram encerradas sem sucesso, os grevistas começaram a cantar em coro “o Carnaval acabou” na rampa Assembleia Legislativa na terça-feira (8). A reunião entre os policiais e o governo não teve acordo e, com isso, a greve da Polícia Militar da Bahia pode prejudicar os dias de folia da próxima semana.

As tropas do Exército estão nas ruas do estado para garantirem a segurança da população enquanto os policiais não voltam à ativa. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Alfredo Castro, a paralisação dos oficiais não irá atrapalhar o Carnaval popular baiano. Ele afirma que a festa será tranquila, como já vem sido nos últimos anos.

O governador Jaques Wagner informou que o planejamento do Carnaval não será alterado por causa da grave. Ele afirmou que a Operação Carnaval começa no dia 14 de fevereiro, com os transportes policiais do interior do estado se deslocando para Salvador. O governador afirma que a Bahia irá investir R$ 30 milhões na logística e no pagamento adicional dos oficiais.

Muitos criminosos se aproveitaram da greve, sendo que o número de mortos devido a violência no Estado já passou dos cem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), somente na segunda-feira registraram quatro assassinatos. O recorde de homicídios foi no dia 3, quando a SSP contabilizou 32 mortes na Bahia.