Publicado em: quinta-feira, 11/04/2013

Grêmio e Fluminense se encontram na Arena do Grêmio em busca de vaga nas oitavas

Grêmio e Fluminense se encontram na Arena do Grêmio em busca de vaga nas oitavasMuitos craques, dois bons times, um objetivo em comum e situações distintas. Dessa forma é possível descrever o confronto que envolve os tricolores do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro do Grupo 8 da Libertadores, que ocorre nesta quarta-feira (10) na Arena do Grêmio, na cidade de Porto Alegre, a partir das 22h no horário de Brasília. Para o time gaúcho, se ganhar a partida significará um enorme passo para as oitavas de final da competição da América do Sul. Já para o Fluminense, a vitória pode garantir a vaga de maneira antecipada. E até por causa disso a pressão que envolve os dois clubes antes da bola rolar vai ser bem diferente.

Após quatro jogos realizados, apenas um ponto é o que separa Fluminense e Grêmio na tabela da classificação do Grupo 8. Ponto este que dá uma certa tranquilidade para os cariocas e chega a pressionar os gaúchos. O clube carioca está no segundo lugar do grupo com sete pontos conquistados, e necessita apenas de uma vitória para que confirme a classificação antecipada já nesta quinta rodada. Caso perca, vai ter um confronto frente ao Caracas, em casa no próximo dia 18, para que confirme a vaga e da mesma forma, vai bastar apenas a vitória para se classificar.

O Grêmio está no terceiro lugar com seis pontos, e não pode tropeçar, caso seja derrotado pelo Fluminense em casa, vai precisar vencer o líder do grupo Huachipato fora de casa. Os chilenos tem sete pontos, um jogo a mais e conta com a vantagem em cima dos cariocas no saldo de gols. Se houver um empate na Arena, o time gaúcho vai jogar por um empate no Chile para que confirme a classificação.

Do lado do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo cogitou e testou três atacantes, porém deve enfrentar o Fluminense com apenas Vargas e Barcos. Marco Antonio vai entrar no lugar de Elano, que rompeu o ligamento do joelho direito durante a última semana e já estava suspenso. A matemática vem a endossar a decisão tomada por Luxa de não mudar o time e manter o 4-4-2, pois mesmo com a pressão da vitória em casa, para o Grêmio é necessário dois empates para garantir a vaga para as oitavas.

O técnico Abel Braga antes da partida ficou tranquilo mesmo com a lista de desfalques que tem Fred, Thiago Neves, Wellington Nem e Deco, e o comandante apontou que esta partida é decisiva apenas ao Grêmio, e chegou a mostrar bastante confiança na equipe, que vem de três vitórias seguidas no campeonato Carioca.

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo e ter como auxiliares Kléber Lucio Gil (SC) e Fábio Pereira (MG).