Publicado em: segunda-feira, 03/10/2011

Grécia prevê aumento da dívida em 2012

O governo grego anunciou nesta domingo (2) que a expectativa para o déficit público do país deve ser de 8,5% do produto interno bruto (PIB) em 2012. Anteriormente, era estipulado que a dívida correspondesse a 7,4% do PIB. Os números foram divulgados pelo conselho de domingos após a análise orçamentários.

Em 2010, a Grécia teve um déficit de 10,5%. Assim, a previsão para o próximo ano ainda acima da meta que havia sido estipulado pela lei plurianual que foi votada em junho deste ano.

Porém, a estimativa fica acima da que foi feita no inicio de setembro, projetada em 9,5% do PIB. Na época, a projeção havia sido elaborada pelos credores da Grécia, a União Euro[eia, o banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional. No mês passado, o governo ainda não havia adotado as medidas de austeridade econômica.

Para evitar que a dívida continue, o governo grego precisa realizar a suspenção técnica de aproximadamente 30 mil funcionário através de uma “reserva de mão de obra” que estipula que os salários sejam reduzidos em 60% durante um ano. Assim, o governo pretendo que o déficit público fique em 6,8% do PIB.