Publicado em: quarta-feira, 16/05/2012

Grécia fará eleições no dia 17 de junho

No próximo dia 17 de junho, a Grécia irá realizar suas eleições antecipadas, de acordo com informações dadas pela agência “AMNA”. Até esta data, o presidente do Conselho de Estado, Panayotis Pikrammenos, ocupará o cargo de primeiro-ministro interino do país. A nomeação do presidente foi noticiada pela agência Efe.

Mesmo assim, as fontes presidências gregas não confirmaram a data para as eleições, pois esta decisão irá depender do Parlamento, que será formado nesta quinta-feira (17). O líder do partido Dimar, Fotis Kouvelis, deu a entender que a votação será realizada no dia 17 do próximo mês, data esta que já foi noticiada por diversos meios de comunicação do país.

Ocupação do cargo

Pikramenos se encontrou com o chefe de Estado, Karolos Papoulias, nesta manhã para que o mandato fosse entregue oficialmente, formando assim um governo de transição. Pikramenos foi escolhido em uma reunião que teve a presenta de Papoulias e dos líderes dos partidos políticos do país. Os únicos que não quiseram participar foram os neonazistas da Aurora Dourada.

De acordo com os líderes dos partidos, este governo não irá poder tomar qualquer decisão importante que diga respeito a Otan ou a União Europeia. Os ministros do novo governo serão escolhidos pelo presidente grego. Pikramenos, de 67 anos, é jurista.