Publicado em: sexta-feira, 17/01/2014

Gravidade e Trapaça lideram indicações ao Oscar 2014

Gravidade e TrapaçaOs filmes lançados recentemente Gravidade e Trapaça estão liderando a lista de indicações ao Oscar deste ano. Cada um dez recebeu dez nomeações, em dez diferentes categorias. O anuncia de quem serão os concorrentes saiu na manhã de ontem, quinta feira, dia 16 de janeiro, perto do horário do almoço. Foi o ator Chris Wemsworth, eternizado no papel de Capitão América, juntamente com Cheryl Boones Isaacs, Academia De Ciências e Artes Cinematográficas, , que anunciaram os grandes concorrentes deste ano.

O filme 12 Anos de Escravidão, premiado na última semana com a categoria melhor filme durante a cerimônia do Globo de Ouro, ficou logo atrás na lista, com nove indicações ao Oscar. Os três filmes estão na disputa pela categoria melhor filme e também melhor diretor, mas somente o filme Trapaça está configurando entre todas as principais categorias da premiação, como no caso de melhores atores coadjuvantes, com Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, como melhor atriz, com Amy Adams e também melhor ator, representador por Christian Bale.

Diferente do que se esperava, o diretor Paul Greengrass não recebeu indicação ao Oscar em sua categoria pelo filme Capitão Philips. Nesta categoria que premia a melhor direção no cinema, concorrem os nomes Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”), Alexander Payne (“Nebraska”), Afonso Cuarón (“Gravidade”) e David O. Russel (“Trapaça”). Outra injustiça com Capitão Philips foi o fato de o ator protagonista, Tom Hans, não ter sido indicado como melhor ator.

Apesar disso, o filme concorre na categoria que avalia os melhores longas do ano, juntamente com os adversários “O Lobo de Wall Street”, “12 Anos de Escravidão”, “Clube de Compras Dallas”, “Trapaça”, “Philomena”, “Nebraska” e “Ela”. A grande surpresa neste caso ficou com a ausência do filme “Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum”, produção dos irmãos Coen, ter ficado de fora na disputa das principais categorias. O filme traz a história de um cantor folk e vai concorrer apenas como melhor mixagem de som e melhor fotografia.

Também ficou de fora da premiação da academia o filme O Mordomo da Casa Branca, do diretor Lee Daniels, que até o final do ano passado, era tido como um dos favorito.